quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A escolha dos casais

Partilhar
A Formação de um bom plantel não é coisa muito fácil.
Além de exigir um bom conhecimento das características ideais de cor ou raça que você preferir, é bom que você tenha em mente que acasalar com eficiência não é apenas juntar um macho e uma fêmea. È muito mais do que isso. È conhecer geneticamente os reprodutores, é equilibrar as características fenóticas do casal, saber as cores que podem ser acasaladas entre si, etc.
Entretanto, só a união da teoria com a prática, é que você conseguirá êxito.
Confie esta escolha, inicialmente, a seu orientador.
Nunca esqueça de observar o resultado (filhotes) de cada acasalamento. Veja o que aconteceu! Isto fará parte do seu aprendizado.
Com certeza, mesmo bem orientado, e com bom investimento você levará perto de 3 anos para conseguir dominar geneticamente os reprodutores e produzir bons filhotes para concurso.
Nesta seleção de reprodutores você venderá seus filhotes tecnicamente mais fracos (e mesmo alguns de bom nível), por um preço bem inferior a aquele que você pagou pelos reprodutores, isto é normal enquanto seu nome não constar no painel devencedores.
Lembre-se que no segundo ano de criação, seus reprodutores já serão, em boa parte, de sua própria produção e, portanto, serão de custo bem mais baixo.
Entretanto, o aprimoramento técnico do plantel exigirá que alguns “cabeças de plantel” sejam adquiridos pelo menos nos primeiros anos.
Texto do livro “Manejo Eficiência na Produção” Heliane Seixas

Sem comentários:

Enviar um comentário